segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Dia da Saudade!


É engraçado que até isso tenha um dia. E ao mesmo tempo não é. Dia disso, dia daquilo, claro que o homem iria inventar o dia da saudade, mas aí que ta: você sente saudades só dia da saudade? Ela não tem dia, não tem hora, simplesmente está presente. É permitido sentir mais saudades que nunca hoje, por ser um dia dedicado a tal? As vezes nos consome de forma inexplicável e esse sentimento vira quase uma dor física. Alguém já morreu de saudade? Talvez não em si, mas relacionado.
Não é de se estranhar que seja a palavra mais difícil de traduzir no mundo; "to miss" em inglês significa "sentir falta de". A língua portuguesa é a única que oferece uma palavra sozinha para nomear o sentimento.
De forma tão abstrata e tão superior, apenas uma palavra não define, não descreve algo que foi feito para ser indescritível. Algo que foi feito para sentir, para lembrar, para saber de tal importância. Se você tem saudades de algo, algum momento ou alguma pessoa é porque valeu a pena. É porque marcou o coração de forma especial e ali naqueles segundos em que o peito dói pela ausência, é a prova de queremos que volte. Ou que simplesmente aconteça de novo.
Eu sinto tanta saudades, todo o tempo, de tanta coisa! Me consome, não me deixa dormir e as lembranças passam e repassam como um filme pela mente enquanto fecho os olhos na tentativa de dormir.
Do que vocês sentem saudades?

"Saudade é um pouco como fome. Só passa quando se come a presença. Mas as vezes a saudade é tão profunda que a presença é pouco: Quer-se absorve a outra pessoa toda. Essa vontade de um ser o outro para uma unificação inteira é um dos sentimentos mais urgentes que se tem na vida."
Clarice Lispector

2 comentários:

  1. gi ><
    adorei esse texto,serio *-*
    adorei tudo na verdade rs
    Bru appel

    ResponderExcluir
  2. Saudade não se traduz nem em palavra, nem em sentimento..é, significa que algo bom se foi e talvez não volte a se repetir e exatamente por isso dói, uma coisa boa tiramos disso, só temos saudade do que nos fez bem...então "Guarde o que foi bom.."

    ResponderExcluir